Entenda a sua conta da CEMIG.
A maioria dos consumidores tem dificuldade de entender a sua conta de luz. Isto é um problema grave, e passa insegurança para quem quer saber se está pagando caro ou barato pela energia elétrica. Nesse post, desvendamos para você a conta da CEMIG. Aproveite para aprender e começar a economizar.
1 – Informações de cabeçalho da conta de luz.
Dados do cliente da CEMIG
No topo da conta da CEMIG estão basicamente as informações que identificam o cliente e a respectiva instalação de energia. No lado esquerdo destacamos primeiramente o nome do titular, que pode ser PF ou PJ.
No alto à direita destacamos o número do cliente, essa é uma informação importante e que identifica o cliente internamente na CEMIG. Sempre que precisar de um serviço e entrar em contato com a empresa, é necessário informá-lo.
Seguindo a sequência da imagem acima, veremos o número da instalação e e dois quadros de títulos Subclasse e Classe. Essas são classificações estabelecidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Clique no link a seguir caso queira conhecer todas as classificações.
Classe e subclasse de consumo da Aneel.
Modalidade Tarifária de energia
Logo em seguida, e possível aferir as datas de leitura da sua conta de luz. A CEMIG disponibiliza 3 datas nesses espaço, são elas; data anterior (conta anterior), data atual e próxima data. Saber esses dias é importante, porque são eles que farão o “corte” no tempo para aferição da sua conta de energia. Além disso, saber a data futura é importante porque marca o dia em que o funcionário da CEMIG virá a sua casa ou prédio para efetuar a leitura do medidor.
Seguindo nesse trecho, a CEMIG também informa em qual modalidade o consumidor está enquadrado, na atualidade ela trabalha com as modalidades Convencional e Tarifa Branca.
2 – Valores da conta da luz e informações gerais
Seguimos agora para as informações mais importantes da sua conta de luz da CEMIG. Acompanhe de acordo com a imagem abaixo:
No item destacado pela seta de número 1 a CEMIG destaca os números de leitura do medidor, anterior e atual em kWh. A diferença entre esses dois números é exatamente o consumo em KWh cobrado na conta, no exemplo o número é 162.
Seguindo a descrição, no item 2, a operadora demonstra a memória de cálculo da conta, multiplicando o número 162 pelo valor do KWh, no exemplo a tarifa estava 0,94611397 e a multiplicação totalizou R$153,25.
Contribuição de custeio para iluminação pública
No item 3 do exemplo, existe uma tarifa de R$15,40 que é destinada ao custeio da iluminação pública e é devidamente discriminada na conta. Essa contribuição é cobrada pelo município onde a prestadora presta o serviço e foi instituída pela emenda Constitucional nº 39, de 19 de dezembro de 2002. Abaixo o texto da emenda:
Art. 149-A. Os Municípios e o Distrito Federal poderão instituir contribuição, na forma das respectivas leis, para custeio de iluminação pública, observado o disposto no art. 150, I e III
Vale a pena conferir se sua cobrança está de acordo com o instituído pelo seu município.
A seta de número 4 indica espaços bastante conhecidos da fatura de luz, são eles mês de referência, data de vencimento e valor total.
E por fim, no item 5 o cliente tem um histórico dos últimos 12 meses de consumo. Essa parte da conta é interessante para monitorar eventuais desvios de consumo muito grandes. No entanto, vale ressaltar que variações são normais, em especial naqueles meses de frio, onde o consumo do chuveiro elétrico pode puxar muito para cima a conta. O banho quente é um dos maiores “inimigos” de uma conta de luz barata. Confira mais em nosso post “Como economizar energia em casa”.
Gostou das informações sobre a sua fatura da CEMIG? Veja também esse vídeo abaixo produzido em 2020 pela própria empresa e que pode complementar o seu aprendizado.
Economizar energia agora ficou muito mais fácil e prático. Você pode utilizar energia solar compartilhada sem ter que fazer obras ou grandes investimentos. Clique no banner abaixo e conheça a SOUVAGALUME.