Como economizar energia em casa?
Em tempos tão difíceis, qualquer economia é bem-vinda. E principalmente quando se trata de um custo recorrente, como a conta de luz.
Veremos nesse post que economizar energia em casa é fácil de começar, e vai muito além de simplesmente deixar as luzes apagadas. Pegue lápis e papel e anote cada uma das dicas, elas literalmente valem dinheiro.
Lâmpada de LED para economizar energia .
A primeira dica é trocar suas lâmpadas de casa para os modelos de LED, certamente os mais econômicos do mercado. Uma lâmpada desse modelo é cerca de 30% mais econômica que as fluorescentes e 80% mais econômicas que as incandescentes. Portanto, a médio prazo o custo benefício da lâmpada de LED é incomparável.
Retire da tomada aparelhos eletrônicos fora de uso
É sabido por todos que aparelhos ligados consomem energia, mas pouca gente sabe que também fazem isso quando desligados.
Você sabia que um decodificador de TV a cabo ligado na tomada, mesmo fora de uso, pode gerar um custo de quase R$90 em um ano?
Isso mesmo! Você certamente deve estar se lembrando daqueles aparelhos domésticos que passam o ano plugados na tomada. Portando, fica a dica, na tomada só aquilo que estiver ligado ou em uso recorrente.
Ajuste a temperatura do seu ar-condicionado
Um dos equipamentos que mais consome energia é o ar-condicionado, porém dá para controlar melhor esse consumo. A dica aqui é moderar na temperatura, colocando um mínimo de 23ºC, não menos que isso.
A verdade é que mesmo que coloque uma temperatura menor, por exemplo 17ºC, ele não vai gelar mais rápido, mas consumirá muito mais energia. Isto acontece porque o aparelho fica o tempo todo tentando manter essa temperatura. Imagine um dia com 27 graus de temperatura externa, o aparelho terá que fazer um esforço muito grande para manter esses 10ºC, e eventualmente a temperatura vai subir. Quando isso acontece, o aparelho realiza um esforço muito grande novamente.
Sendo assim, os 23ºC são uma alternativa de temperatura agradável, que desgasta menos a máquina e consome muito menos energia.
Reduza o uso do chuveiro elétrico.
É fato, um dos maiores inimigos da conta de luz barata, é o banho prolongado com o chuveiro elétrico. Para se ter uma ideia, um chuveiro elétrico é responsável em média por 25% do consumo de energia de toda uma residência.
Abaixo, você pode conferir um vídeo da CEMIG com dicas para economizar com o chuveiro elétrico. Fique atento, pois no Inverno o consumo de energia pode subir em até 30%.
Uma outra dica é ficar atento ao modelo do seu chuveiro, pois já existem modelos que conseguem aquecer a água de forma mais eficiente que os antigos.
PROCEL – Selo de eficiência energética deve ser conferido.
Quando for adquirir o equipamento, confira o selo PROCEL (selo de eficiência energética) que vem na embalagem (abaixo). Neste selo, quanto mais próximo de A for a classificação do chuveiro, mais eficiente ele é no consumo de energia.
Economizar energia em casa pode ficar mais fácil ainda com a próxima dica, que sem contar com as outras já pode lhe dar uma economia de 15% na conta de luz.
Seja inteligente, seja vagalume e economize até 15%!
Hoje já é possível contratar energia solar de forma digital, sem burocracia e sem obras. A SOUVAGALUME é uma empresa que atua em Minas Gerais e possui fazendas de energia solar espalhadas pelo estado. A energia produzida por estas usinas é conectada na rede da CEMIG.
Portanto, você já pode contratar uma energia mais barata e totalmente sustentável. Gostou da ideia, quer conhecer mais? Clique aqui para simular a economia na sua residência ou empresa.
Entenda um pouco mais como funciona esse sistema de compartilhamento de energia a partir de reportagem do Jornal Nacional abaixo.
Portanto, para economizar e começar a desfrutar dos benefícios da energia solar sustentável basta clicar abaixo.