fbpx

Haverá racionamento de energia em 2021?

A crise hídrica tão anunciada chegou, a ANEEL já anunciou o aumento da tarifa e a única pergunta que fica é, teremos racionamento de energia em 2021?

No dia 28/06 o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fez um importante comunicado à nação dando a dimensão da crise. Trata-se da maior seca dos últimos 90 anos, principalmente nos estados das regiões Sudeste e Centro Oeste.

A possibilidade de apagão do sistema elétrico brasileiro volta a assustar a todos. Porém, o ministro assegura que isso não vai acontecer, mas pediu a todos que colaborem com o racionamento de energia.

racionamento de energia

Diante disso, o governo já estuda um programa voluntário de economia nos setores produtivos. A ideia seria incentivar o deslocamento da produção para horários de menor pico de consumo energético. No momento, o ministro ainda nega a possibilidade de racionamento, porém chamou todos os brasileiros para colaborarem e economizarem. Abaixo, um trecho do pronunciamento.

Você sabe como pode racionar economia de forma inteligente?

A economia de energia elétrica pode ser feita de várias formas, e nós já fizemos um post com 6 dicas valiosas. No momento, é preciso enfatizar uma forma sustentável e econômica, a energia fotovoltaica.

Sim, trata-se da energia solar que se transforma na energia elétrica que chega em sua casa. Porém, até pouco tempo atrás só era possível adquirir esse tipo de energia com a instalação de painéis solares e a execução de obras. Hoje, com o conceito de energia compartilhada, é possível contratar créditos de fazendas solares e obter até 22% de economia.

Em Minas Gerais, a Sou Vagalume é uma das grandes marcas desse mercado e já atende clientes de todos os portes. A empresa consegue atender clientes residenciais e comerciais que estejam conectados à rede da CEMIG. Tem interesse em conhecer o sistema de energia compartilhada e fazer uma simulação de economia sem compromisso? Clique no banner abaixo.

economizar energia da cemig

 

Ter a consciência da economia e do consumo sustentável é importante. Além de economizarmos, estamos ajudando o país a ter uma matriz energética mais sustentável.  Apesar do ministro assegurar que um apagão não acontecerá, o risco não é inédito no Brasil, infelizmente. Você já ouviu falar do apagão de 2001, durante o governo FHC?

Apagão 2001

No início do século éramos ainda mais dependentes da energia hidroelétrica, e o ritmo das chuvas estava muito baixo. Diante disso, o governo federal avaliou a possibilidade de fazer longos cortes forçados de luz, denominados “apagões” pela imprensa. 

No entanto, uma extensa campanha de mídia e conscientização dos consumidores, fez com que não fossem necessários os cortes compulsórios de energia. Porém, o preço foi pago pela economia, que deixou de crescer e produzir muito naquele período, devido ao racionamento.

É portanto, uma decisão que cabe a cada um de nós, economizar de forma inteligente, e auxiliar o crescimento de outras formas de energia para a matriz energética. Venha ser Sou Vagalume você também!